TOP 10: melhores livros de anatomia para comprar

Passou no vestibular, entrou na Universidade de Medicina e agora está de frente à inúmeras matérias diferentes, adaptação à faculdade e não sabe quais livros comprar para iniciar seus estudos?

Foi para você que preparamos esse post, para te ajudar na escolha do seu material de estudo.

Antes de falar sobre os “melhores” livros de anatomia, lembre-se de que você deve escolher o livro/material que melhor se adeque à SUA forma de estudo.

O que é bom para a maioria nem sempre será bom para você. Mas vamos então ao que interessa!

Hoje a nossa serie vai ser um TOP 10 melhores livros pelo seguinte: você precisa saber diferenciar, em anatomia, o livro texto do livro atlas. Vão ser 6 livros texto e 4 atlas.

O livro texto traz a abordagem teórica do assunto, descrevendo anatomicamente os órgãos e partes do nosso corpo, podendo trazer também imagens básicas para ilustrar.

Já o livro atlas traz imagens e desenhos de peças anatômicas, indicando apenas o nome das partes, sem fazer um aprofundamento teórico.

Quanto ao livro texto, temos alguns que atendem às expectativas durante o estudo. Todos a seguir são livros de volume único, ou seja, a anatomia de todo o corpo está descrita em um único livro.

Segue abaixo a lista dos livros texto:

LIVRO 1: “Anatomia Orientada para a Clínica” – Moore 

É um livro claro, que traz, em seus “boxes azuis”, correlações clínicas, lesões e patologias comuns, associadas à anatomia da área que está sendo estudada.

Além disso, traz algumas imagens ilustrativas dos temas abordados. A edição mais recente do livro é a 8ª, publicada em dezembro de 2018 – acabou de sair do forno.

É um livro muito utilizado, por atender bem aos alunos. Você não pode deixar de conferir.

LIVRO 2:  “Gray’s – Anatomia de Gray’s”

O nome do livro já virou até série, sendo “Gray’s Anatomy” uma das séries mais famosas por aí. O livro é um clássico, que teve sua primeira edição em 1858.

Seu texto é claro e completo e, em 2016, a 41ª foi publicada, trazendo um texto ainda mais aprimorado.

O Gray’s, assim como o Moore, traz imagens ilustrativas e, para enriquecer ainda mais o seu estudo, traz imagens de raio-X, tomografia computadorizada, etc.

LIVRO 3: “Anatomia Humana Sistêmica e Segmentar” , de Dangelo e Fattini.

O livro é brasileiro e traz um texto de fácil compreensão, direto e completo. Pode ser um aliado para você por ser um livro curto, mas completo.

Está entre os livros de referências de diversos concursos nacionais, graças a sua excelente qualidade.

Em relação às imagens, Dangelo e Fattini trazem a maior parte de suas imagens em preto e branco, que é uma desvantagem, mas basta você estudar tendo-o em mãos juntamente com um atlas.

LIVRO 4: “Anatomia” , de Gardner.

Um ótimo livro. Traz toda a anatomia, desde os conceitos mais básicos, fazendo uma boa correlação de tais conceitos. É também um dos melhores livros de anatomia.

Porém, é um livro com poucas figuras (e as que tem são em preto e branco), que teve sua última edição (a 4ª) lançada em 1978, e não traz tanta informação prática, como casos clínicos, relacionados.

Mas, ainda assim, para o estudo da anatomia descritiva, é um ótimo livro.

LIVRO 5:  “Anatomia Humana Básica” , de Spencer 

É uma opção para quem busca um livro texto de anatomia, pois traz a anatomia de forma clara e entendível.

Porém, assim como o livro anterior, sua última edição foi a 2ª, publicada em 1991, e não traz correlações clínicas.

BÔNUS 1: “Neuroanatomia Funcional”, por Angelo Machado.

Agora, vai uma dica especial para quem está se aventurando na neuroanatomia, o MELHOR e CLÁSSICO livro é esse!

É um livro bom de ler por ser uma leitura gostosa. Traz com excelência a neuroanatomia, sendo uma grande referência neste estudo. Vale MUITO a pena, não deixe de ler.

LIVRO 6: “Anatomia Clínica Baseada em Problemas” 

Foi escrito por professores de anatomia e médicos com experiência clínica, como Lucia Pezzi, Silvio Neto.

O último livro texto que trarei hoje como sugestão é um livro de casos clínicos, no qual você pode estudar a anatomia a partir de um caso clínico, o que muitas vezes é bom por tornar o estudo mais interessante, além de ser como um encaminhamento, um apontamento sobre o que estudar.

O livro traz perguntas referentes aos casos clínicos, facilitando o aprendizado por levar o estudante a buscar respostas para tais perguntas.  

Quanto ao livro atlas, para o estudo das peças anatômicas, naquelas centenas de horas que você ficará no anatômico a partir de agora – se prepare para o cheiro de formol – há também alguns livros preferidos pelos estudantes.

Segue abaixo a lista dos atlas

LIVRO 1: Sobotta 

é um atlas de Anatomia muito bom. Traz ilustrações (em desenhos) das peças anatômicas em ótima qualidade com imagens claras.

A desvantagem do Sobotta é ser 3 volumes, ou seja, 3 livros que ilustram toda a anatomia. A edição mais recente é a 24ª, publicada em janeiro de 2018.

LIVRO 2: Netter, 7ª edição.

Possui figuras ótimas, com alta qualidade, desenhos de mestre.

Grande referência quando se trata de Atlas de Anatomia e com uma grande vantagem em relação ao Sobotta, é um livro de volume único. Vale a pena tê-lo.

LIVRO 3: “Atlas de Anatomia Prometheus” , de Schulte, Schumacher, e Schunke.

Às vezes, você vai viajar e quer levar um atlas de anatomia, mas ainda nem sabe qual parte do corpo vai estudar. Levar 3 livros é mais difícil do que um só, né? Mas, em questão de conteúdo, é um ótimo atlas.

É também um bom atlas, traz a anatomia e algumas correlações clínicas. Porém, assim como o Sobotta, é um livro de 3 volumes, o que, ao meu ver, é uma desvantagem pela questão de porte dos livros.

LIVRO 4: “Atlas de Anatomia Humana Fotográfico de Anatomia Sistêmica e Regional”, de Yokochi.

É um atlas diferente dos falados acima, por trazer fotos reais das peças anatômicas.

É um livro muito bom para auxiliar o seu estudo, por aproximar-se mais do real, e, assim, você já vai se familiarizando com as peças que você estudará no anatômico.

Particularmente, meus preferidos livros texto de anatomia foram/são “Anatomia Orientada para a Clínica” do Moore, por trazer de forma clara a anatomia juntamente com a correlação clínica, e o “Neuroanatomia Funcional” de Angelo Machado.

Quanto ao atlas, apesar de já ter estudado por todos aqui citados, escolhi o Netter , por trazer, em volume único, a anatomia de todo o corpo e em ótimas figuras.

Mas enfim, escolha o que melhor se adeque a você, estude e seja feliz.

É isso galera, espero ter ajudado um pouco na escolha de seus livros. Bons estudos!!! Até a próxima!

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: