TOP 5: melhores livros de Bioquímica para comprar

Fala, galera! Hoje vamos dar início a série de indicações de livros que vocês precisam ter na faculdade. O tema é Bioquímica, matéria que você vai cursar provavelmente no primeiro ou segundo ano da faculdade.

A matéria pode ser fácil ou difícil a depender de onde está sendo o seu material de estudo, o seja, por qual livro você está estudando. Sendo assim, é muito importante você escolher uma boa fonte de conhecimento.

O top 5 não tem como objetivo falar que um é melhor ou pior que outro, somente informar os 5 melhores e informar sobre as peculiaridades de cada um.

Top 5: segue a lista abaixo

É um livro completo, que traz a bioquímica super aprofundada, porém é muito grande, acaba fazendo a famosa ”encheção de linguiça”, tornando a leitura MUITO pesada.

O livro traz muitos conhecimentos importantes e você pode e vai utilizá-lo, certamente. Porém, ao meu ver algumas informações são desnecessárias à formação médica por serem específicas demais.

Portanto, durante a leitura, você pode ir selecionando o que deve ser lido e entendido, e também aquilo que você pode “pular”, pois há coisas que você consegue perceber naturalmente que não são necessárias para o SEU estudo.

Mas como eu disse, é um livro completo e que você pode confiar, afinal, é um clássico da bioquímica.

LIVRO 2: “Bioquímica”, de Campbell.

É um livro didático, completo e claro, e não é tão extenso quanto o Lehninger.

Traz, em todos os capítulos, seções práticas, para aproximar o estudante da resolução de problemas. E traz também conexões bioquímicas, que destacam temas atuais e fazem conexão da bioquímica com a realidade.

LIVRO 3: “Bioquímica Ilustrada” , de Richard Harvey.

É um livro que traz as informações necessárias de forma clara, objetiva e simples, tornando o estudo mais leve e prazeroso.

Além disso, traz diversas figuras e diagramas que facilitam ainda mais o aprendizado da bioquímica. Vale MUITO a pena, gostei muito dele!!!

 LIVRO 4: “Bioquímica”, de Stryer.

É um livro com linguagem clara, e acessível. Completo e abrangente.

Possui diversas correlações com aplicações clínicas, associando o tema bioquímico estudado às doenças.

Uma boa opção para você que deseja estudar a bioquímica de forma mais aprofundada e não tão complicada.

LIVRO 5: “Bioquímica Ilustrada de Harper”.

Oferece uma abordagem concisa dos aspectos mais relevantes da bioquímica PARA O ESTUDO DA MEDICINA, ou seja, é um livro que seleciona aquilo que é importante para a medicina, evitando que você estude coisas que não terão nenhuma aplicação clínica/prática ao longo da faculdade/profissão.

MAIS DOIS BÔNUS!!

E por fim, trago dois livros que trazem a aplicação clínica da bioquímica.

São livros que não devem ser utilizados para o aprendizado das bases e fundamentos da bioquímica, mas sim para que, após aprender esses conceitos, você possa aplicá-los, estudando casos específicos e interpretando resultados bioquímicos.

BONUS 1: “Bioquímica Clínica para o Laboratório: Princípios e Interpretações”, de Motta.

Ele traz aspectos fisiológicos, correlações clínicas, e os métodos escolhidos para teste de diversos órgãos e doenças. Muito interessante tanto para os alunos quanto para os professores.

BÔNUS 2: “Bioquímica Clínica”, de Gaw.

Traz diversos resultados bioquímicos de testes dos mais diversos órgãos e doenças.

É um livro mais curto que o anterior, muito didático e interessante, tanto para você estudante quanto para um profissional.

Pra Concluir!!

Dentre todos esses livros que falei acima, enquanto estudava a bioquímica, usei praticamente todos em algum momento e preferi alguns livros, que foram os quais me identifiquei melhor.

Li o Lehninger, grande parte, algumas eu pulei por ver que algumas coisas não eram tão relevantes para o estudo. O Campbell também, muitas vezes, foi uma importante e boa opção.

E, quando estava mais apertado, com menos tempo, usava o Bioquímica Ilustrada de Harvey por ser mais resumidinho. E na realidade, no final deu tudo certo e me saí bem. Você também vai sobreviver tranquilamente. Boas escolhas dos seus livros, e bons estudos! Forte abraço!

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: