Você está vivendo com propósito? Isso poderia melhorar sua vida

Existem muitas dicas sobre como viver mais: coma saudável. Exercite-se com mais frequência. Durma bem. Temos bons dados mostrando que fazer essas coisas, juntamente com exames preventivos regulares, pode prolongar a vida útil.

Mas e quanto a viver uma vida propositada? Ter um senso de propósito ajuda você a viver mais tempo? Algumas pesquisas recentes sugerem que esse pode ser o segredo da longevidade.

Quando eu estava na faculdade de medicina, conversávamos muitas vezes sobre o paciente que tem câncer, que quer viver mais alguns meses para ver a filha se casar ou o filho se formar no ensino médio. Embora haja alguns dados conflitantes, acredito que a perspectiva mental das pessoas pode prolongar a vida de alguém. Pode não ser tão simples quanto sobreviver por pura força de vontade, mas a conexão mente-corpo é poderosa.

Então, por que esse pode ser o caso?

Penso que um dos principais motivos pode ser o fato de termos senso de propósito nos ajudar a ser menos estressados. O estresse libera cortisol, e o excesso de cortisol danifica o coração, o cérebro e os músculos, afetando nossa saúde e nossa longevidade. As pessoas que têm um senso de propósito podem experimentar menos estresse, principalmente porque, ao se concentrarem no quadro geral, podem manter os estressores do cotidiano em perspectiva.

Eu também suspeito que pessoas com propósito podem cuidar melhor de sua saúde. Eles conhecem as mais recentes recomendações de triagem e solicitam laboratórios e desejam analisá-las. Eles se interessam por sua saúde e isso geralmente permite que os problemas sejam detectados mais cedo.

Ter um senso de propósito também faz uma enorme diferença psicológica. Como você se sente quando está em uma missão? Motivado? Focado? Forte? Não subestime o poder da conexão mente-corpo.

Portanto, além de comer essas frutas e legumes e receber 10.000 passos por dia, pense no que você quer que as pessoas lembrem de você e no que o motiva a se levantar de manhã. Se você ainda não desenvolveu uma consciência de propósito, existem muitos recursos disponíveis para ajudá-lo, e eu recomendo que você gaste algum tempo hoje pensando nisso. E lembre-se de que seu objetivo mudará ao longo do tempo; portanto, talvez você precise revisar a questão de propósito à medida que envelhece. Mas vale a pena o esforço: vivendo com a consciência de por que você está aqui, você gostaria de estar aqui por mais tempo.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: