Pneumonia

Visão geral

O que é pneumonia?
A pneumonia é uma infecção pulmonar que pode variar de leve a tão grave que você precisa ir ao hospital.

Isso acontece quando uma infecção faz com que os sacos de ar dos pulmões (o médico os chama de alvéolos) se enchem de líquido ou pus. Isso pode dificultar a respiração de oxigênio suficiente para atingir a corrente sanguínea.

Qualquer pessoa pode contrair essa infecção pulmonar. Mas crianças com menos de 2 anos de idade e pessoas com mais de 65 anos correm maior risco. Isso ocorre porque o sistema imunológico pode não ser forte o suficiente para combatê-lo.

Você pode contrair pneumonia em um ou nos dois pulmões. Você também pode ter e não saber. Os médicos chamam isso de pneumonia ambulante. As causas incluem bactérias, vírus e fungos. Se a sua pneumonia resultar de bactérias ou vírus, você pode espalhá-la para outra pessoa.

Hábitos no estilo de vida, como fumar e beber muito álcool, também podem aumentar suas chances de contrair pneumonia.

Sintomas de Pneumonia
Seus sintomas podem variar dependendo do que está causando sua pneumonia, sua idade e sua saúde geral. Eles geralmente se desenvolvem ao longo de vários dias.

Os sintomas comuns da pneumonia incluem:

-Dor no peito quando você respira ou tosse
-Tosse que produz catarro ou muco
-Fadiga e perda de apetite
-Febre, sudorese e calafrios
-Náusea, vômito e diarréia
-Falta de ar
Junto com esses sintomas, idosos e pessoas com sistema imunológico fraco podem ficar confusos ou ter alterações na consciência mental, ou podem ter uma temperatura corporal abaixo do normal.

Recém-nascidos e bebês podem não mostrar sinais de infecção. Ou eles podem vomitar, ter febre e tosse e parecer inquietos ou cansados.

Se você tiver uma nova tosse, febre ou falta de ar, ligue para o seu médico para perguntar se poderia ser COVID-19. A doença com o novo coronavírus também pode levar a pneumonia.

Reduzindo seu risco

Obter pneumonia após a cirurgia pode ser bastante grave. Estudos sugeriram que a pneumonia adquirida no hospital pode ser fatal em 33% das vezes. O seu médico ajudará a aconselhar maneiras de se proteger, mas aqui estão algumas etapas que você pode seguir.

Siga as instruções do seu médico sobre não comer ou beber antes da cirurgia. Normalmente, o seu médico lhe dirá para não comer ou beber depois da meia-noite da noite anterior à cirurgia. Você deve seguir esse conselho. Se você estiver sob anestesia e ainda tiver comida no estômago, líquidos ou vômitos podem voltar e entrar nos pulmões. Isso pode levar a um tipo de pneumonia chamada pneumonia por aspiração. Felizmente, apenas seguir o conselho do seu médico reduz bastante o risco.
Peça a todos – família, amigos, médicos e enfermeiros – para lavar as mãos. A pneumonia pode ser causada por bactérias e alguns vírus. Portanto, você precisa garantir que as pessoas que tocam em você não estejam transmitindo germes desagradáveis.
Pergunte quando você pode começar a se movimentar. Deitar-se de costas por um longo tempo pode aumentar o risco de desenvolver pneumonia. Portanto, descubra quando é seguro começar a sentar e andar por aí.
Faça exercícios de respiração. Tente respirar profundamente 10-15 vezes a cada hora. Você também pode usar um espirômetro de incentivo para verificar sua função pulmonar.
Pare de fumar. Parar de fumar tem muitas vantagens para a saúde, é claro. Mas se você não conseguir parar completamente, pare por pelo menos uma semana ou duas antes da cirurgia. Dar uma pausa nos pulmões os tornará mais fortes e diminuirão o risco de pneumonia.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: