De acordo com portal do Ministério da Saúde, em 2015 as doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) foram responsáveis por 51,6% das mortes totais ocorridas na população de 30 a 69 anos no país. Segundo informações de 2018 da Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 41 milhões de pessoas morrem no mundo por causa de DCNT . Por esses motivos, é muito importante entender não somente o que é, mas também como é possível prevenir a fim manter seu corpo mais saudável.
As DCNT tendem a ser de longa duração e são o resultado de uma combinação de fatores genéticos, fisiológicos, ambientais e comportamentais. Os principais tipos de DCNT são doenças cardiovasculares, câncer, doenças respiratórias crônicas e diabetes mellitus.
Existem 4 fatores de risco em comum que cercam estas doenças e que são modificáveis:
1- tabagismo
O tabaco é responsável por mais de 7,2 milhões de mortes por ano (incluindo os efeitos da exposição ao fumo passivo). (Dados de 2018 da OMS)
2- Atividade física insuficiente
1,6 milhão de mortes anualmente podem ser atribuídas à atividade física insuficiente.(Dados de 2018 da OMS)
3- Alimentação não saudável
4,1 milhões de mortes anuais foram atribuídas ao excesso de ingestão de sal / sódio.(Dados de 2018 da OMS)
4- Uso nocivo do álcool
Mais de 1,6 milhão de mortes anuais atribuíveis ao uso de álcool no mundo são relacionadas as DCNTs, incluindo o câncer. (Dados de 2018 da OMS)
Por todos os motivos apresentados, é importante sempre controlar os fatores de risco para diminuir muito as chances de adquirir uma DCNT. Assim, você pode levar uma rotina que além de simplesmente evitar ter algumas doenças, é capaz de te gerar muito mais qualidade de vida.
Fontes:
Vigilância de Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT)
Plano de Ações Estratégicas para o Enfrentamento das Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT)