Guia Alimentar para a População Brasileira

📅Atualizado em 26/06/2020 – ⏱Tempo de leitura: 2 minutos

Você conhece ou já ouviu falar sobre o Guia Alimentar para a População Brasileira?

Ele é um documento criado pelo Ministério da Saúde que apresenta um conjunto de informações e recomendações sobre alimentação, tendo como objetivo promover a saúde de pessoas, famílias e comunidades e da sociedade brasileira como um todo, hoje e no futuro.

Assim como o título já diz, ele foi criado especialmente para a população brasileira, tendo como foco a promoção da saúde e prevenção de doenças. Além disso, ele dá ênfase ao alimento, diferentes formas de processamento e as relações sociais e culturais ligadas ao ato de se alimentar.

O documento dá um importante destaque para a ampliação da autonomia das pessoas nas escolhas alimentares e a defesa do direito humano à alimentação adequada e saudável; traz recomendações sobre a escolha dos alimentos; orienta sobre como combinar alimentos na hora das refeições; orienta sobre o ato de comer e a comensalidade; e ainda traz alguns fatores que podem ser considerados como obstáculos na adesão das recomendações do guia.

Além disso ele traz alguns exemplos de refeições saudáveis (café da manhã, almoço e janta), mostrando algumas combinações de alimentos e a variação que pode acontecer, agregando sabores, aromas, cores e texturas na alimentação. Diante desses exemplos fica claro que a variação também é uma forma de mostrar o quanto ocorre preferências regionais e pessoais que devem ser respeitadas.

Exemplos de café da manhã
Exemplos de almoço
Exemplos de jantar
Exemplos de pequenas refeições

Um outro ponto importante é a forma clara e didática como traz os conteúdos para que seja de entendimento da população e possa facilitar a adoção de escolhas alimentares mais saudáveis.

Se você ainda não conhece, vale a pena a leitura desse guia que foi considerado como um dos melhores do mundo. O documento está disponível na internet para download.

Acompanhe meu trabalho no Instagram: https://www.instagram.com/lu_fariia/

Referência:

BRASIL. Ministério da Saúde. Guia alimentar para a população brasileira: promovendo a alimentação saudável. Brasília: Ministério da Saúde, 2006. 210p. (Série A. Normas e Manuais Técnicos). Disponível em: http://nutricao.saude.gov.br/docs/geral/guia_alimentar_conteudo.pdf

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: