Saudade

Em tempos de isolamento social, sendo mais preciso 3 meses de distanciamento social, o termo saudade vendo sendo bastante empregado em nosso vocabulário do dia a dia. Vários familiares, namorados, colegas entre outras pessoas que tinham um convívio diário acabaram se separando, devido as medidas criadas para que a disseminação do vírus Covid-19 fossem diminuídas/atrasadas. Mas o que realmente vem a ser a Saudade?

Local

Nossas memórias são principalmente armazenadas no lobo temporal( temos o lobo temporal direito e esquerdo) a partir de sua codificação e depois disseminação no hipocampo, que é uma região cerebral profunda, onde as memórias são inicialmente codificadas e organizadas. Conforme o tempo passa os neurônios acabam se organizando em circuitos e as memórias ficam nessa região.

Quando a gente tem algo que nos fez muito bem e temos o sentimento de querer voltar a aquilo, nós temos então a saudade fazendo parte do nosso dia a dia.

Essa estrutura cerebral, região no cérebro que temos as nossas memórias arquivadas tanto as boas quanto as ruins, mas nesse caso estamos falando especificamente sobre a saudade.

Significado

A palavra Saudade é encontrada apenas na língua portuguesa. É um sentimento melancólico devido ao afastamento de uma pessoa, uma coisa ou um lugar, ou à ausência de experiências prazerosas já vividas.

Nossos corpos produzem certas substâncias químicas, como hormônios e neurotransmissores, que causam bem-estar e nos ajudam a formar laços afetivos para que possamos manter relações com outras pessoas. São elas que nos mantêm vivos. Quando estamos com alguém que realmente amamos, os níveis dessas substâncias vão lá para cima. Mas, com o tempo, o corpo fica acostumado a processá-las mais rapidamente, e você acaba viciado em altas doses — ou na convivência com a pessoa amada. Logo quando estamos a muito tempo sem ver essas pessoas, lugar ou objeto podemos desenvolver sintomas tais como, Irritação, dificuldade para dormir, aumento de cortisol (hormônio do estresse) e um mal-estar generalizado fazem parte do pacote. Mas essa saudade pode ser benéfica? Uma pesquisa da Universidade de Southampton mostrou que a saudade funciona como uma resposta imunológica psicológica, pois é um sentimento que surge quando passamos por dificuldades e funciona como um mecanismo de defesa. Por isso, ela pode ser importante para dar uma sensação de autocontinuidade, ajudando a criar uma narrativa de sentido para a vida e uma conexão com o passado para compreender melhor o presente.

Podemos compreender que esse sentimento faz parte de nossa essência como seres humanos e que pode ter características positivas e negativas para nosso desenvolvimento ao logo de nossas vidas.

Banzo – Saudade que mata

O termo banzo era uma expressão utilizada pelos escravos como um estado de depressão psicológica que tomava conta dos africanos escravizados assim que desembarcavam no Brasil e seria uma enfermidade crônica, tamanha era a sensação de perda, de desespero e desesperança.

Então a saudade nesse aspecto com a total falta de esperança, pode provocar sensações tão ruins que acabam “conversando” com estruturas do cérebro que tem relação com o sistema imunológico, podendo levar a pessoa afetada a situações não saudáveis e até mesmo de um trauma psíquico muito grande.

Podemos concluir que a saudade é um sentimento que está cada vez mais presente em nosso cotidiano e devemos tentar utilizar meios que nos permitam “matar” essa saudade como telefonemas, videochamadas, mensagens de voz. Para que assim não desenvolvermos sintomas desencadeados por essa saudade.

https://aeon.co/ideas/saudade-the-untranslateable-word-for-the-presence-of-absence

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: