O retorno às atividades físicas

📅 Atualizado em 27/07/2020 – ⏱Tempo de leitura: 2 minutos

É de conhecimento geral que a prática de atividades físicas é muito importante para que se mantenha um corpo saudável e funcional. Em tempos normais, pessoas podem passar por períodos de inatividade física devido a alguma necessidade que não os permite praticar esportes, e isso se agravou no período de pandemia. Muitas pessoas que viam na sua própria rotina um meio de se exercitar, seja com uma caminhada no parque, ou até mesmo a ida na academia, tiveram suas atividades (tanto físicas, quanto atividades comuns do dia a dia) interrompidas devido às diferentes normas sanitárias impostas em cada cidade no país. Com a volta das atividades, essas pessoas estão indo novamente às academias e aos parques para se exercitarem, no entanto, se esse retorno às atividades físicas for feito sem os devidos cuidados, podem acontecer alguns problemas. Por isso, seguem algumas dicas para um retorno seguro:

1- Como você está sentindo o seu corpo
É muito importante que durante as atividades físicas você faça algumas observações, por exemplo: estou sentido alguma dor? Após a atividade eu senti alguma dor? Como foi a minha respiração? Fique ofegante rapidamente? Senti alguma dor nas articulações?
Essas e outras questões você mesmo pode levantar para perceber o seu corpo. Sentir dores musculares após o exercício não é normal, isso geralmente significa que foi feito algum exercício além do que seria o ideal. Saiba perceber como o seu corpo reage aos exercícios.

2-Faça alongamentos
Após longos períodos de atividade física os seus músculos podem se atrofiar e isso faz com que sua resistência muscular a estiramentos fique mais baixa. É recomendado que se faça alongamentos 15 minutos antes e 15 minutos depois dos exercícios físicos. Eles podem não somente ajudar na sua performance física quando feitos antes, mas também na recuperação muscular pós exercícios, pois atuam ajudando no relaxamento do músculo. Outro efeito do alongamento pós treino é a hipertrofia muscular.

3- Melhore sua alimentação
O que vou dizer a seguir não é exclusivo para o atleta e pode parecer até bobeira, afinal, todo mundo fala isso; mas aqui vai: melhorar a alimentação é muito importante!! Se você quer melhorar a sua saúde, é importante evitar alimentos processados, com muitas calorias e isso vai te ajudar a queimar o excesso de gordura que atrapalha na sua performance física. Além disso, a volta a atividades físicas também demanda a melhora de nutrientes efetivos no seu corpo. Por exemplo: A hemoglobina, que leva Oxigênio para os seus músculos, depende de uma quantidade adequada de Ferro no corpo para que ela seja produzida. Uma baixa de Ferro leva a baixa produção de hemoglobina e como efeito cascata, haverá menos Oxigênio nos músculos que não permite a respiração celular (que vai gerar energia) em quantidade ideal, fazendo com que seus músculos entrem em exaustão rapidamente (gera cansaço excessivo) . Esse foi só um exemplo sobre o que a falta de um nutriente pode causar, por isso atente-se a sua alimentação.

4- Tenha um bom tempo de descanso
A sua recuperação física ocorre principalmente durante o sono, então não é saudável trocar o dia pela noite e passar madrugada a dentro acordado para acordar cedo no dia seguinte. É importante que você mantenha uma rotina de um descanso médio de 7 horas de sono por dia. Um descanso mal feito pode gerar lesões durante o treino, o que vai te tirar das suas atividades físicas. Portanto, descanse.

5- Faça um acompanhamento médico
O retorno às atividades físicas não é simples e exige um certo grau de equilíbrio sobre o que se pode ou não fazer. Principalmente se você passou por algum trauma, teve alguma lesão ou passou por alguma cirurgia, esse retorno acompanhado é essencial pois pode ocorrer o mesmo problema de antes caso não tenha, por exemplo, ocorrido a cicatrização completa de algum enxerto. Opte por saber os limites do seu corpo e faça um retorno seguro com acompanhamento

Publicado por Sávio Mancebo

Estudante da Faculdade de Medicina de Petrópolis

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: