Lesões em corredores amadores

A prática de atividades esportivas teve um aumento no número de praticantes nos últimos anos devido ao reconhecimento da sua importância na saúde pessoal. Com isso, o número de corredores amadores também teve um aumento significativo. A prática regular de corrida traz inúmeros benefícios para a saúde, no entanto também são relatadas muitas lesões e por isso é importante o mapeamento para saber onde as lesões acontecem, qual a gravidade delas e como impedir ou ao menos minimizar as chances que elas aconteçam.

Um estudo que foi publicado na Revista Brasileira de Ortopedia teve o objetivo de “verificar a frequência e a gravidade das lesões que acometem praticantes amadores de corrida”. Lá eles fizeram uma pesquisa com 204 pessoas. Para mais detalhes sobre a pesquisa, recomendo ler o artigo completo no site deles. Vou deixar o link no final do texto.

Lesões no joelho, tornozelo e pé foram as que tiveram maior incidência. Além disso, foi significativo o número de lesões encontradas no quadril, na coxa e na perna. Os tipos de lesão mais comuns que foram reportadas foram lesões na pele, bolhosas e escoriações seguidas de entorses. Podem ocorrer também câimbras, hematomas, tendinopatias e lesões musculares.

A corrida, se comparado a esportes de contato físico, é vantajosa pois as lesões são predominantemente leves. Isso significa que em até 7 dias vai haver recuperação seguido de retomada dos treinos. Em esportes de contato como o futebol as lesões são mais graves e a depender de como ocorreu, a pessoa pode demorar 6 meses para se recuperar e voltar aos treinos ou até mesmo os afasta dos gramados por tempo indeterminado.

Para evitar ou diminuir a chance de lesões, são indicados algumas atitudes.

1- Escolha um terreno adequado.
Em um terreno desnivelado a chance de entorse é maior e pode te tirar das corridas durante um período de tempo.

2- Faça alongamentos
É importante que você solte a musculatura para previnir lesões.

3- Saiba quando parar
Evitar o excesso é importante já que dores no corpo indicam que algo pode estar sendo lesado. É importante saber quando parar.

4- Escolha um bom calçado
Cuidar dos pés é importante e a escolha de um bom calçado é fundamental para evitar lesões na pele.

5- Vá a academia
Muitas dores nas articulações podem ser evitadas com o fortalecimento muscular. Manter um corpo ativo é de suma importância para evitar lesões.

Fontes:

http://rbo.org.br/detalhes/2047/pt-BR/lesoes-em-praticantes-amadores-de-corrida

Publicado por Sávio Mancebo

Estudante da Faculdade de Medicina de Petrópolis

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: