Segurança da bicicleta parte 2

Evite estradas e calçadas principais.
Sempre use sinais manuais corretos antes de virar. Ande em fila única com o tráfego, não contra ele. Quando estiver em trilhas de bicicleta e caminhada anuncie a sua presença conforme você chega por trás e passa por pedestres e outros passageiros.

Motivos de acidentes de bicicleta:

A maioria dos acidentes de bicicleta ocorre quando um ciclista cai ou bate em algo que está parado. As falhas são mais prováveis ​​de ocorrer em conjunto com condições adversas relacionadas a:

Clima
Condições de estrada
Falha mecânica
Má condução da bicicleta
Velocidade excessiva
Falta de atenção
Problemas de coordenação

Embora as regras da estrada e do direito de passagem sejam as mesmas para ciclistas e motoristas, outros fatores contribuem para a desarmonia que pode ocorrer entre ciclistas e motoristas. Muitos motoristas de veículos motorizados simplesmente não estão cientes da presença de um ciclista na estrada. Em condições de baixa visibilidade ou à noite, os ciclistas são difíceis de ver. O uso de refletores e farol de bicicleta dá maior visibilidade aos motoristas.

Problemas com álcool podem contribuir para acidentes, e o uso inadequado de álcool não se limita aos motoristas.

Diversos acidentes de trânsito que resultaram em mortes de ciclistas envolveram intoxicação por álcool pelo motorista ou ciclista.
Muitas fatalidades relacionadas com bicicletas, foi o ciclista que ficou intoxicado, não o motorista.
Outros acidentes de bicicleta ocorrem quando um ciclista está dirigindo contra o tráfego em sentido contrário.

Muitas pessoas acreditam que andar de bicicleta nas calçadas é mais seguro do que nas estradas, no entanto, o risco de lesões aumenta significativamente. Isso acontece devido à presença de pedestres e objetos fixos (postes, por exemplo) que revestem as calçadas, bem como à preferência de ciclistas inexperientes em usar as calçadas para andar de bicicleta.

Além disso, crianças que geralmente não são pilotos experientes tendem a bater ao andar de bicicleta pela primeira vez ou ao andar de bicicleta com a qual não estão familiarizados.

Características das vítimas de acidentes

Ciclistas mais jovens que não estão familiarizados com as regras de trânsito têm muito mais probabilidade de causar e se envolver em um acidente grave.

Prevenção de Lesões

Muitas lesões podem ser evitadas com a seleção adequada do equipamento, ajuste da bicicleta de acordo com o ciclista e manutenção adequada.

Quadros de tamanhos adequados, guidão e alturas de assento, bem como a compreensão de como o sistema de marchas funciona, ajudam a reduzir lesões.

Publicado por Sávio Mancebo

Estudante da Faculdade de Medicina de Petrópolis

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: