9 vantagens da telemedicina

Com o surgimento do COVID-19 a medicina no Brasil passou por uma grande mudança que veio para somar. A telemedicina já existia no país com uma série de restrições, e passou por um processo de flexibilização que gerou mais liberdade ao médico em seu uso. Nesta coluna listamos 9 vantagens que essa ferramenta têm a agregar para nós.

1- O paciente fica menos tempo fora do trabalho

O paciente não precisa se deslocar do seu local de trabalho para ir até o seu consultório e ficar esperando horas na sala de espera. Ele já possui a hora marcada e sabe exatamente quando começa a consulta. Em um pequeno intervalo no trabalho ele pode ser consultado e continuar suas atividades.

2- O paciente não tem despesas de viagem e tempo de deslocamento

O deslocamento é longo e, principalmente nas capitais, os pacientes demoram horas para chegar a um consultório e muitas vezes o deslocamento é caro devido a pedágios, estacionamentos, enfim. Todos esses custos não existem na telemedicina.

3- O paciente têm menos interferência nas responsabilidades de cuidar de crianças e idosos

Caso um pai ou uma mãe que precisa de um atendimento mas também precisa cuidar de seus filhos em casa, ou mesmo alguém que cuida de idosos integralmente em casa mas precisa de um médico, todas essas situações podem ser resolvidas via telemedicina. A pessoa continua no local cuidando do outro e consegue uma consulta no conforto de casa.

4- Nenhuma exposição a outros pacientes potencialmente contagiosos

Talvez essa seja a característica mais importante, inclusive foi o motivo principal para a flexibilização de seu uso durante a pandemia. Como os pacientes estão em casa e não expostos a outras pessoas que podem ter doenças contagiosas, o risco é muito menor, portanto, muito mais seguro.

5- O médico têm a possibilidade do aumento do faturamento

Como o médico ganha maior liberdade de tempo, é possível controlar melhor as consultas e saber se o seu tempo está sendo bem gasto. Existe aquela máxima da economia de oferta e procura, sendo assim, se sua agenda está se mantendo lotada, você pode aumentar o preço da consulta e ganhar mais.

6- O médico têm maior eficiência no escritório

Isso acontece devido ao menor número de cancelamentos e faltas nas consultas, esse fato será abordado abaixo.

7- Da poder ao médico para competir e ganhar mais que as clínicas

Clinicas possuem uma grande estrutura de marketing e vão atrás do paciente, assim eles pagam menos aos médicos pelo mesmo serviço. Você poderia ganhar mais já que a internet te permite ter um contato mais próximo com as pessoas que quando precisarem, sabem que é só questão de alguns cliques para ter uma consulta com você.

8- Melhores acompanhamentos de pacientes e melhores resultados em saúde

Isso acontece devido as ferramentas que a telemedicina proporciona. É possível registrar tudo que foi recomendado ao paciente e adicionar o acompanhamento nos prontuários eletrônicos.

9- O médico têm menos compromissos perdidos e cancelamentos

Voltando a esse assunto, o fato acima acontece devido a facilidade de acesso que a telemedicina proporciona. Por exemplo: imagina que uma pessoa que demora 2 horas por dia para chegar ao trabalho precisa ir ao médico. Como essa pessoa geralmente não conseguiu uma consulta no SUS pela fila de espera, ela marca uma consulta. Para se deslocar do trabalho até o médico é outra viagem. Então a telemedicina diminui os cancelamentos por isso, sem falar que o médico não fica até tarde esperando o paciente que nunca vai chegar, até tarde e acaba perdendo outros compromissos.

QUER SABER MAIS SOBRE A TELEMEDICINA? CLIQUE AQUI

Publicado por Sávio Mancebo

Estudante da Faculdade de Medicina de Petrópolis

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: