Guia dos sonhos

O que são sonhos?

Sonhos são basicamente histórias e imagens que nossa mente cria enquanto dormimos. Eles podem ser vívidos, podem fazer você se sentir feliz, triste ou assustado. E eles podem parecer confusos ou perfeitamente racionais.

Sonhos podem acontecer a qualquer momento durante o sono. Mas você tem seus sonhos mais vívidos durante uma fase chamada sono REM (movimento rápido dos olhos), quando seu cérebro está mais ativo. Alguns especialistas dizem que sonhamos pelo menos quatro a seis vezes por noite.

Sonhos lúcidos

Um sonho lúcido é aquele em que você sabe que está sonhando. A pesquisa mostra que o sonho lúcido vem com um aumento de atividade em partes do cérebro que geralmente são repousantes durante o sono. O sonho lúcido é um estado cerebral entre o sono REM e o estado de vigília.

Alguns sonhadores lúcidos são capazes de influenciar seus sonhos, mudando a história, por assim dizer. Às vezes, essa pode ser uma boa tática, especialmente durante um pesadelo, mas muitos especialistas em sonhos dizem que é melhor deixar seus sonhos fluir naturalmente.

Pesadelos

Um pesadelo é, de fato, um pesadelo. É comum em crianças e adultos. Muitas vezes, isso acontece devido a:

Estresse, conflito e medo
Trauma
Problemas emocionais
Medicação ou uso de drogas
Doença

Se você tem um certo pesadelo repetidamente, seu subconsciente pode estar tentando lhe dizer uma coisa. Escute isto. Se você não consegue descobrir por que está tendo pesadelos, converse com um profissional de saúde mental. Eles podem ajudar você a descobrir o que está causando seus pesadelos e dar dicas para deixá-lo à vontade.

Lembre-se de que, por mais assustador que seja um pesadelo, não é real e provavelmente não acontecerá com você na vida real.

Por que sonhamos?

Existem muitas teorias sobre por que sonhamos, mas ninguém sabe ao certo. Alguns pesquisadores dizem que os sonhos não têm propósito ou significado. Outros dizem que precisamos de sonhos para nossa saúde mental, emocional e física.

Estudos analisaram a importância dos sonhos para a nossa saúde e bem-estar. Em um estudo, os pesquisadores acordaram as pessoas no momento em que estavam entrando no sono REM. Eles descobriram que aqueles que não tinham permissão para sonhar tinham:

Mais tensão
Ansiedade
Depressão
Dificuldade em se concentrar
Falta de coordenação
Ganho de peso
Uma tendência a alucinar

Muitos especialistas dizem que existem sonhos para:

Ajudar a resolver problemas em nossas vidas
Incorpore memórias.
Além disso podem ser emoções em processamento.
Se você for dormir com um pensamento preocupante, poderá acordar com uma solução ou pelo menos se sentir melhor com a situação.

Alguns sonhos podem ajudar nosso cérebro a processar nossos pensamentos e os eventos do dia. Outros podem ser apenas o resultado da atividade cerebral normal e significam muito pouco, se é que alguma coisa. Os pesquisadores ainda estão tentando descobrir exatamente por que sonhamos.

Quanto tempo duram os sonhos?

O sono REM dura apenas alguns minutos no início da noite, mas fica mais longo enquanto dormimos. No final da noite, pode durar mais de 30 minutos. Então você pode gastar meia hora em um único sonho.

O que significam sonhos?

O famoso psicólogo Sigmund Freud acreditava que os sonhos são uma janela para o nosso subconsciente e que revelam os de uma pessoa:

Desejos inconscientes
Pensamentos
Motivações
Freud achava que os sonhos eram uma maneira de as pessoas satisfazerem desejos e desejos que não eram aceitáveis ​​para a sociedade.

Assim como existem opiniões diferentes sobre o motivo pelo qual sonhamos, há opiniões diferentes sobre o que os sonhos significam. Alguns especialistas dizem que os sonhos não têm conexão com nossas emoções ou pensamentos reais. São apenas histórias estranhas que não se relacionam com a vida normal.

Outros dizem que nossos sonhos podem refletir nossos próprios pensamentos e sentimentos – nossos desejos, medos e preocupações mais profundos, especialmente sonhos que acontecem repetidamente. Ao interpretar nossos sonhos, podemos obter insights sobre nossas vidas e sobre nós mesmos. Muitas pessoas dizem que tiveram as melhores ideias enquanto sonhavam.

Muitas vezes, as pessoas relatam ter sonhos semelhantes: estão sendo perseguidas, caem de um penhasco ou aparecem nuas em público. Esses tipos de sonhos provavelmente são causados ​​por estresse ou ansiedade ocultos. Os sonhos podem ser semelhantes, mas especialistas dizem que o significado por trás do sonho é exclusivo para cada pessoa.

Especialistas dizem não confiar em livros ou “dicionários de sonhos”, que dão um significado específico a uma imagem ou símbolo de sonho específico. A razão por trás do seu sonho é única para você.

Os sonhos podem prever o futuro?

Às vezes, os sonhos se tornam realidade ou contam um evento futuro. Quando você tem um sonho que se desenrola na vida real, os especialistas dizem que é provavelmente devido a:

Coincidência
Memória ruim
Uma ligação inconsciente de informações conhecidas
Mas, às vezes, os sonhos podem motivá-lo a agir de uma certa maneira, mudando o futuro.

Por que os sonhos são difíceis de lembrar?

Os pesquisadores não sabem ao certo por que os sonhos são facilmente esquecidos. Talvez tenhamos sido projetados para esquecer nossos sonhos, porque, se lembrássemos de todos, talvez não consigamos distinguir sonhos de memórias reais.

Além disso, pode ser mais difícil lembrar dos sonhos, porque durante o sono REM, nosso corpo pode desligar os sistemas do cérebro que criam memórias. Podemos nos lembrar apenas daqueles sonhos que acontecem logo antes de acordarmos, quando certas atividades cerebrais são reativadas.

Alguns dizem que não é que nossas mentes esqueçam os sonhos, mas que não sabemos como acessá-los. Sonhos podem ser armazenados em nossa memória, esperando para serem lembrados. Isso pode explicar por que você se lembra repentinamente de um sonho no final do dia: algo pode ter acontecido para ativar a memória.

Reproduza o sonho rapidamente. Se você pensar no sonho logo após acordar, pode ser mais fácil lembrá-lo mais tarde.

Como seus sonhos podem fazer sentido

Se você está curioso sobre seus sonhos ou deseja resolver algum significado possível por trás deles, considere manter um diário ou diário dos sonhos.

Como: mantenha um caderno e uma caneta ao lado da cama e registre seu sonho todas as manhãs, enquanto a memória ainda está fresca. Anote tudo o que você se lembrar e como ele se sentiu, mesmo que você consiga se lembrar apenas de informações aleatórias.

Diário sem julgamento. Às vezes, os sonhos são estranhos e podem ir contra as normas da sociedade. Tente não se julgar com base em seus sonhos.

Dê um título a cada sonho. Isso pode ajudar se você quiser se referir a um sonho. Às vezes, o título que você cria pode fornecer informações sobre por que você teve o sonho ou o significado por trás dele.

Os sonhos fascinaram a humanidade desde o início dos tempos e provavelmente continuarão nos confundindo. A ciência nos permitiu aprender muito sobre o cérebro humano, mas talvez nunca saibamos ao certo os significados por trás dos nossos sonhos.

Fontes:

https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-81082006000200009

http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1677-29702013000100009

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: