Conheça o Surf Injury Data

De acordo com o próprio site, o projeto “criado por um grupo de médicos especialistas em Medicina do Surf, o SID centraliza os conhecimentos mais modernos da medicina do surf em todas as suas modalidades.” Além disso, é “uma plataforma de registro, pesquisa, estatística e métodos de prevenção para problemas médicos relacionados ao esporte.”

Dentro do app existem muitas possibilidades interessantes para quem pratica o esporte e até mesmo para profissionais da saúde que tenham interesse pela área. Lá existe uma área com indicações de exercícios pré e pós surf, exercício de fortalecimento de ombro, costas e membros inferiores.

É possível registrar sua sessão dizendo o tamanho do mar, como era o fundo (pedra areia ou coral), a localização e o tipo de prancha que você entrou no mar. No final da página você pode registrar a ocorrência de alguma lesão ou qualquer ocorrência médica que tenha acontecido relacionada a sua sessão de surf.

Dentre as queixas médicas registradas no app, cerca de 48% estão relacionadas a dores musculares, 16% a traumas, 12% a afogamentos, entre outras. Para estudo, ou mesmo se informar mais sobre essas queixas, existe uma aba com conteúdos acadêmicos falando sobre exposição a fatores ambientais, ortopedia, performance e traumas.

O SID é um projeto que já está ajudando a evolução do surf no Brasil e no mundo e tem muito a agregar para o esporte. Parabéns aos médicos Marcelo Babughluian, Guilherme Lima e Pedro Luiz Guimarães pelo projeto. Que eles continuem ajudando o esporte e você que quer saber mais, entre no app Surf Injury Data, ele está disponível na Apple Store e no Google Play.

Publicado por Sávio Mancebo

Estudante da Faculdade de Medicina de Petrópolis

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: