Como o ciclismo pode ajudar a sua vida

Porcelet, Nova Friburgo

Provavelmente você já escutou falar nesse esporte que está muito popular ultimamente. Nesse caso, ou até mesmo se vc não faz nem ideia do que eu estou falando, aqui vai um guia prático: você precisa de uma bicicleta e de vontade. É simples.

A bicicleta, é evidente a necessidade de uma, mas aqui explico a vontade. O ser humano é preguiçoso por natureza e de acordo com algumas teorias, isso se deve ao fato de que quando nós éramos meros caçadores a milhões de anos atrás e a comida era escassa, nós precisávamos poupar energia pois nunca sabíamos quando seria a nossa próxima refeição. Então a preguiça é natural. Até mesmo os outros animais possuem esse mecanismo poupador de energia em suas cabeças. A diferença entre o ser humano e as demais espécie é a evolução e o desenvolvimento de uma consciência que é capaz de criar, raciocinar, entre outras ações que nós diferenciam de outros animais. Nós também desenvolvemos uma sociedade com um sistema de produção e com isso, em muitas partes do mundo, a caça e a escassez de comida já não são presentes, inclusive, o existem pessoas consumem alimento exageradamente. Juntando esse fato com a inatividade física, acontece que com que essa energia fica acumulada em nosso corpo em forma de lipídios.

E onde entra a vontade? A vontade entra na quebra da ação meramente instintiva que é a preguiça para uma ação racional que é sair da inércia do acúmulo exagerado de energia para se movimentar e fazer alguma atividade física. Nesse caso o ciclismo.

Existem inúmeros benefícios para o seu corpo que esse esporte pode trazer: fortalecimento muscular (principalmente em membros inferiores), alto gasto energético que pode melhorar a circulação sanguínea pela diminuição de lipídios no sangue (níveis de LDL diminuídos fazem com que haja menos inflamação na circulação). Há também a liberação de endorfina que é um dos hormônios ligados ao bem estar, e a liberação de adrenalina, que mesmo sendo relacionado ao estresse, faz com que o corpo aprenda a lidar com as descargas de tensão. Aliado a isso, ainda vai poder observar as belas paisagens do caminho.
O maior benefício é o mental. Um pedal bem bem feito pode dar uma injeção de ânimo na sua vida, resgatando a sua autoconfiança.

Obrigado pela atenção e bom pedal!!

Publicado por Sávio Mancebo

Estudante da Faculdade de Medicina de Petrópolis

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: